Artigos

Ensino Bilíngue: saiba o que é e quais são as vantagens no aprendizado


Por Xavana Celesnah

A fluência em um segundo idioma é muito valorizada no mercado de trabalho. Além de ajudar a conseguir um emprego mais qualificado, a habilidade de falar outro idioma facilita a comunicação nas viagens internacionais, as transações comerciais e também a compreensão de obras como livros, músicas e filmes produzidos na outra língua. Por isso, as escolas que oferecem o ensino bilíngue proporcionam uma abordagem educacional mais enriquecedora, educando os alunos para que sejam fluentes em mais de uma língua desde muito cedo.

A fluência em outro idioma, principalmente em inglês, é uma necessidade que tem sido cada vez mais exigida. Portanto, as escolas que oferecem essa possibilidade de alfabetizar os alunos em mais de um idioma acabam se destacando na preparação dos estudantes para o futuro. Neste artigo, vamos mostrar como funciona o ensino bilíngue e seus principais benefícios. Confira!

Ensinando Linguas

Ensino Bilingue

O que é Educação Bilíngue?

A educação bilíngue é o ensino de duas línguas ao mesmo tempo. As escolas incluem dois idiomas no currículo, a língua materna e um idioma estrangeiro. Mas, o currículo de disciplinas é o mesmo das escolas tradicionais. O diferencial é que as aulas são realizadas em português e em inglês, que geralmente é o idioma escolhido.

Muito além de ensinar um novo idioma, as escolas que adotam a educação bilíngue estão também oferecendo benefícios cognitivos, pois os alunos acabam tendo ganhos na habilidade de raciocinar quando passam a pensar em mais de uma língua. Ademais, eles também expandem o conhecimento cultural ao explorarem os hábitos e costumes vividos pelos povos que falam a língua inglesa. Nesse sentido, as escolas bilíngues criam espaços com as características de outra cultura para que os alunos tenham uma vivência diferenciada e possam incorporar melhor os conceitos.

É uma ilusão pensar que as crianças podem ficar confusas ao serem alfabetizadas em duas línguas. Elas conseguem aprender com facilidade a se comunicar em ambas, estando mais preparadas para as exigências acadêmicas e profissionais que enfrentarão no futuro.

Quais são os benefícios de colocar o seu filho em uma escola de ensino bilíngue?

As vantagens de matricular o seu filho em uma escola que ofereça o ensino bilíngue são muitas, já que o aprendizado de outro idioma desde a tenra infância é mais eficiente, pois nas aulas os professores falam o tempo todo no outro idioma, colocando os estudantes numa verdadeira imersão na outra língua, que geralmente é o inglês.

Assim, as crianças aprendem com mais naturalidade a se comunicar nesta língua do que nos cursinhos de inglês, onde os professores costumam ensinar em português e o aprendizado é feito a partir de uma abordagem gramatical. Nas escolas bilíngues, o aprendizado se faz na comunicação diária, de forma mais espontânea.

Confira a seguir outros benefícios do ensino escolar bilíngue:

Ensino Interdisciplinar: Um dos destaques do ensino bilíngue é que as escolas integram o segundo idioma nas demais disciplinas. Dessa forma, as aulas do novo idioma acabam sendo incorporadas nas outras matérias, como ciências e matemática, por exemplo. Isso faz com que os alunos aprendam conceitos e novas palavras em ambas as línguas.

Ensino Interdisciplinar

Imersão Linguística: A imersão no outro idioma é um dos diferenciais do ensino bilíngue. É por meio dela que os alunos vivenciam situações do dia a dia onde precisam se comunicar na outra língua. Essa metodologia faz com que o aprendizado aconteça de uma forma mais natural, pois as crianças vão ter que interagir no outro idioma, além de fazer leituras e atividades utilizando o vocabulário aprendido até aquele momento. E, nesse processo, elas vão conhecendo novas expressões e se familiarizando cada vez mais com a língua. Existe, ainda, uma preocupação em manter o desenvolvimento igualitário do aprendizado dos dois idiomas, de modo que os estudantes consigam se tornar proficientes em ambas as línguas ensinadas.

Imersão Linguística

Diversidade Cultural: Como o ensino bilíngue requer o aprendizado de novas palavras e expressões linguísticas, as escolas buscam mostrar as culturas relacionadas aos idiomas para que as expressões sejam compreendidas da melhor forma. Com isso, os alunos aprendem sobre os países onde aquele idioma é falado, incluindo sua diversidade cultural, comidas típicas, locais históricos e costumes. Essas informações contribuem para que as crianças apreciem a multiculturalidade e aprendam a respeitar as diferenças.

Diversidade Cultural

Benefícios Cognitivos: A alternância entre os idiomas acaba estimulando o cérebro a se adaptar às diferentes linguagens. E isso proporciona benefícios cognitivos, como uma melhoria na habilidade de resolver problemas e uma maior flexibilidade no raciocínio, fortalecendo as redes neurais.

Benefícios Cognitivos

Preparação para o Mercado Global: O mundo está cada dia mais interconectado e as pessoas que têm proficiência em outros idiomas são mais valorizadas no mercado de trabalho. A habilidade de se comunicar em outra língua abre portas, inclusive, para carreiras internacionais. Assim, o ensino bilíngue prepara os alunos para essas oportunidades que vão surgir no futuro profissional.

Preparação para o Mercado Global

Qual é a diferença entre escola bilíngue e escola internacional?

As escolas bilíngues se distinguem das escolas internacionais em vários aspectos. O primeiro deles refere-se ao foco que é dado ao idioma estrangeiro. A escola bilíngue tem o objetivo de oferecer educação em duas línguas. Uma delas é a língua nativa, usada para instrução acadêmica e a segunda língua é ensinada como uma disciplina.

Na escola internacional, por sua vez, o inglês ou o outro idioma estrangeiro é usado como a língua de instrução. Elas também costumam oferecer um currículo internacional, como o International Baccalaureate (IB), por exemplo. E geralmente possuem alunos de diversas nacionalidades.

A escola bilíngue adota o currículo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), onde está localizada, com ênfase no ensino das duas línguas. Já a escola internacional costuma seguir um currículo internacional, como IB, que é reconhecido mundialmente e pode incluir aspectos da cultura e educação de outros países.

Com relação aos objetivos escolares, a escola bilíngue tem como foco desenvolver a proficiência nas duas línguas e fornecer uma educação mais ampla em termos de capacidades linguísticas. Enquanto isso, o objetivo da escola internacional é proporcionar uma educação cosmopolita, preparando os alunos para entender diferentes culturas e se adaptar a um contexto internacional.

Geralmente, as escolas internacionais possuem mais estudantes estrangeiros, apresentando um quadro de alunos diversificado em termos de nacionalidades e culturas. Por outro lado, nas escolas bilíngues os alunos normalmente são do país onde está localizada a escola e desejam aprender duas línguas.

Escola Bilingue e Internacional

Qual é a melhor idade para entrar numa escola bilíngue?

Não existe uma idade ideal para ingressar em uma escola bilíngue. O aprendizado nessas escolas pode se iniciar em qualquer fase do ensino. Tudo vai depender do programa oferecido pela instituição de ensino e das preferências da família. As escolas bilíngues aceitam alunos desde a educação infantil ou pré-escolar, a partir de 3 ou 4 anos de idade.

Iniciar em uma idade precoce oferece algumas vantagens porque as crianças tendem a ser mais receptivas à aquisição de novas línguas quando entram em contato com elas desde cedo. No entanto, as escolas bilíngues também aceitam alunos em idades mais avançadas, e muitas delas oferecem programas de imersão linguística para os alunos mais velhos. Portanto, a escolha da idade vai depender da família e das propostas educacionais, já que não existe um limite de idade para iniciar os estudos nessas escolas.

Criancas Lendo Felizes

Vale a pena investir no ensino bilíngue?

A mensalidade de uma escola bilíngue costuma ser mais cara do que a mensalidade normal das escolas. Porém, em comparação com as escolas internacionais, o custo do ensino bilíngue é mais barato.

Por mais que seja um pouco mais caro o investimento em programas educacionais bilíngues, o retorno vale a pena. Com professores qualificados e recursos adequados, a abordagem bilíngue alfabetiza as crianças em dois idiomas, mantendo um equilíbrio entre a língua materna e a nova língua aprendida. Esse aprendizado costuma ser econômico se comparado com os valores que seriam gastos posteriormente com os cursinhos de idiomas cujo retorno não teria a mesma eficácia na fluência.

No contexto profissional, a habilidade de se comunicar em mais de um idioma abre portas para um leque de oportunidades. Com isso, a importância do ensino bilíngue não pode ser subestimada. Ao ensinar um novo idioma para as crianças, essa habilidade é incorporada aos seus hábitos cotidianos e o aprofundamento da fluência no idioma se torna mais fácil na adolescência e vida adulta.

Criancas e Ensino Bilingue

Quais são as principais escolas bilíngues do Brasil?

Existem várias escolas bilíngues particulares de alta qualidade no Brasil. Elas estão localizadas principalmente nas grandes cidades. Confira algumas das principais delas:

Maple Bear: franquia canadense que está presente em todas as regiões do país, com mais de 140 escolas. Oferece programas bilíngues para a educação infantil e para os ensinos fundamental e médio.

Stance Dual: criada na década de 90, a Stance Dual School é uma das escolas bilíngues mais reconhecidas devido à tradição. Está localizada na cidade de São Paulo.

Red House International School: a rede de estudos bilíngue possui unidades em três estados brasileiros: São Paulo, Paraná e Pernambuco. Oferece programas de ensino infantil e fundamental.

Quanto custa estudar em uma escola bilíngue?

O valor da mensalidade de uma escola bilíngue pode variar de acordo com fatores como a localização e o prestígio da escola. Por serem escolas renomadas, com instalações de alta qualidade, costumam cobrar mensalidades mais elevadas do que as escolas tradicionais.

Para se ter uma ideia, a escola Stance Dual de São Paulo cobra uma média de R$ 5.200 por mês para os programas da educação infantil e por volta de R$ 7.800 para o ensino fundamental.

Custo Ensino Bilingue