Artigos

O Papel da Arte na Pedagogia Waldorf


Por Xavana Celesnah

A pedagogia Waldorf, criada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner no início do século XX, traz uma abordagem diferenciada para a educação. Nela, a arte possui uma ênfase maior do que nas outras metodologias, pois os alunos são motivados a desenvolver atividades artísticas em toda a grade curricular. Isso se deve à compreensão de que a arte contribui para a formação de pessoas mais criativas, com uma cosmovisão aprofundada em relação ao mundo ao seu redor.

Para o desenvolvimento integral da criança, a pedagogia Waldorf incorporou a metodologia do escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe, que consiste na visão holística da educação, incluindo a observação científica e artística da natureza. Além disso, a abordagem Waldorf também adotou a visão estética do filósofo Friedrich Schiller. Assim, realiza uma abordagem integral da educação, com o propósito de aprimorar as capacidades intelectuais e emocionais dos alunos.

Pedagogia Waldorf

Quais são os Princípios da Pedagogia Waldorf?

Os principais conceitos que fazem parte da pedagogia Waldorf são a Antroposofia e a sensibilidade artística. A Antroposofia é uma filosofia espiritual abrangente, dedicada ao desenvolvimento da sabedoria do ser humano. Ela foi criada por Rudolf Steiner no início do século XX e busca conectar os seres humanos com as dimensões espirituais mais elevadas, integrando várias áreas da vida, como educação, medicina e agricultura.

Em sintonia com essa filosofia, a pedagogia Waldorf reconhece que cada estudante é único e possui seu próprio ritmo de aprendizado. Assim, o ensino é realizado de forma que cada criança se sinta em paz para desenvolver suas atividades, sem forçá-las a atender prazos iguais ou rendimentos iguais. Assim, os talentos e interesses individuais são valorizados como uma forma de reconhecer a contribuição que cada ser pode trazer ao mundo.

A arte é considerada, nessa metodologia, como uma forma de expressão capaz de conectar cada estudante com a sua imaginação. Dessa forma, as disciplinas convencionais, como matemática, ciências, português, história são conectadas com atividades artísticas, como pintura, modelagem, interpretação dramática, no intuito de gerar uma visão ampliada dos assuntos abordados.

Além disso, o contato com a natureza se faz essencial na pedagogia Waldorf. Os alunos são convidados a brincar com os pés na areia, por entre as árvores, criando uma verdadeira união entre o ser humano e o ambiente natural que o circula.

Princípios da Pedagogia Waldorf

Como funciona a divisão curricular na pedagogia Waldorf?

O currículo escolar é diferenciado para cada estágio do crescimento das crianças, levando em conta os setênios, que são períodos de sete anos. Os três primeiros setênios de vida são aqueles que formam a criança e o adolescente e é neles que a pedagogia Walforf vai atuar. Veja a seguir como são divididos os setênios:

O primeiro setênio: do nascimento aos 7 anos de idade. É onde ocorre o desenvolvimento do corpo físico e do corpo etéreo. Nessa fase, a criança aprende muito por imitação.

O segundo setênio: dos 7 aos 14 anos. É quando se fortalece o corpo astral e é aqui que o papel da arte na educação ganha mais força.

O terceiro setênio: dos 14 aos 21 anos. Nesse momento, o jovem vai adquirir sua maioridade e estará apto a assumir os rumos de sua vida.

O enfoque artístico da pedagogia Waldorf busca criar um elo entre a arte e o conhecimento, de modo que o ensino não fique restrito apenas ao desenvolvimento unilateral do intelecto. Os dois lados do cérebro são unificados na pedagogia Waldorf, tanto aquele lado mais racional e calculista quanto o lado mais sensível e poético.

O enfoque artístico da pedagogia Waldorf busca criar um elo entre a arte e o conhecimento, de modo que o ensino não fique restrito apenas ao desenvolvimento unilateral do intelecto. Os dois lados do cérebro são unificados na pedagogia Waldorf, tanto aquele lado mais racional e calculista quanto o lado mais sensível e poético.

Divisao Curricular

Quais são as principais expressões artísticas adotadas na Pedagogia Waldorf?

Como um pilar fundamental da pedagogia Waldorf, a arte está presente em todas as disciplinas. Isso acontece porque essa pedagogia busca encorajar os alunos a expressar sua criatividade e sua visão individual a respeito dos temas debatidos, seja por meio da pintura ou de outras manifestações artísticas, como o desenho, a música, o teatro, a escultura, a dança. Veja a seguir como as atividades artísticas estão presentes no dia a dia de uma escola Waldorf:

Pintura: a partir da teoria das cores de Goethe, os alunos desde a educação infantil, começam a experimentar com as cores da aquarela. Elas criam formas com as cores. Com o passar dos anos, as técnicas de pintura vão sendo ensinadas e as crianças e adolescentes adquirem conteúdos de acordo com a sua faixa etária.

Pintura

Desenho: o desenho das formas acontece de forma espontânea nas crianças desde tenra idade. E é através desses desenhos que elas vão sendo preparadas para a alfabetização, para aprender o desenho das letras. Mais tarde, o desenho também será a base para o aprendizado das formas geométricas, bem como para o desenho artístico com carvão, onde elas aprendem a desenhar dando volume e perspectiva, luz e sombra para as imagens.

Crianca Desenhando

Modelagem: a modelagem de personagens em materiais como argila permite que as crianças vivenciem a criação de objetos tridimensionais. Elas também aprendem conceitos matemáticos, como esferas e pirâmides através da montagem desses sólidos na sala de aula, adquirindo o conhecimento de forma prática.

Crianca Modelando

Artesanato: o artesanato começa com o aprendizado de tricô com duas agulhas, que será ilustrado com narrativas. Já o crochê é inicialmente ensinado com as mãos e só posteriormente as agulhas são inseridas. A ideia é que através do artesanato as crianças adquiriram noção espacial e de modelagem. Com o passar dos anos, a marcenaria e a costura também vão entrando na grade curricular das atividades artesanais.

Importancia do Artesanado

Teatro: é uma atividade social muito importante nesta pedagogia. Está presente no ensino fundamental e no ensino médio. Em todas as peças, os alunos criam coletivamente uma encenação que aborda algum tema relevante para a sua formação. Essa atividade desenvolve as habilidades sociais para o trabalho em grupo e a desenvoltura em público.

Teatro e Pedagogia Waldorf

Música: a prática da música na pedagogia Waldorf envolve o corpo e suas ações. Os gestos e os sentimentos se relacionam com as batidas de mãos e pés e com a dança. O ensino musical é uma atividade que visa à formação humanística, primando pelo despertar da sensibilidade. Ritmo, melodia e harmonia são vivenciados de forma equilibrada.

Aprendendo com Musica

O que é a Euritmia?

A euritmia é uma disciplina da pedagogia Waldorf que estuda elementos da música em movimento. Ela combina dança, música, poesia e movimentos corporais para criar uma expressão artística espiritual e única.

Essa disciplina é exclusiva da pedagogia Waldorf e trabalha coreografias corporais com gestos e sons que possuem significados específicos. A euritmia pode ser considerada uma arte performática, capaz de ser realizada em grupo ou individualmente. Ela é usada para expressar emoções, ideias e histórias.

Ademais, possui um papel terapêutico, provocando efeitos benéficos tanto no corpo quanto na mente. É uma forma original de arte que busca trazer uma dimensão espiritual e simbólica para o movimento e a expressão corporal. Ajuda no desenvolvimento da consciência corporal e da coordenação motora, devido aos movimentos precisos e feitos de forma pensada.

Além dos gestos corporais, a euritmia trabalha a fala, ajudando os alunos na articulação dos sons, melhorando a pronúncia e a capacidade de expressão linguística como um todo. Nas aulas, é comum que os professores e alunos formem círculos para realizar os movimentos e vocalizações acompanhando músicas.

Como é a abordagem artística da pedagogia Waldorf?

Rudolf Steiner, criador da pedagogia Waldorf, era um admirador da visão estética do poeta e filósofo alemão Friedrich Schiller. O poeta ficou amplamente conhecido por conta de suas ideias sobre a importância da estética na educação, discutidas em sua obra “Cartas sobre a Educação Estética do Homem”.

Steiner incorporou algumas das reflexões de Schiller na sua abordagem educacional e a inclusão das práticas artísticas na pedagogia Waldorf possui forte influência das ideias do filósofo. A ênfase na educação estética é uma delas. A partir desse pensamento, a pedagogia Waldorf prioriza a apreciação da arte e da beleza, valorizando a integração da arte na educação e promovendo a expressão criativa por meio das mais variadas formas artísticas.

Para Schiller, a educação deveria ajudar no processo de desenvolvimento da individualidade. Esse princípio se alinha com a abordagem pedagógica Waldorf, que busca atender às necessidades únicas de cada aluno e incentivar o seu desenvolvimento holístico.

O equilíbrio entre a razão e a sensibilidade é outro tópico da filosofia de Schiller que foi incorporado na abordagem Waldorf com o objetivo de alcançar uma harmonia entre os aspectos emocionais e intelectuais no processo de aprendizagem.

Por fim, a valorização da liberdade como uma condição essencial para o desenvolvimento humano faz parte dos conceitos que norteiam a escola Waldorf e que foram integrados a partir dos estudos de Schiller.

Conexão com a Natureza através da Arte

A pedagogia Waldorf trabalha em sintonia com a natureza. Os alunos passam a compreender as estações do ano, os ritmos naturais e as celebrações relacionadas aos ciclos da terra. Essa ênfase permite que as crianças observem mais a natureza, estimulando a percepção de aspectos sutis que contribuem para a imaginação, para a apreciação estética e para o desenvolvimento do pensamento científico. As suas sensações únicas a respeito do que observam são reveladas em diversas expressões artísticas, como nas pinturas em aquarela, onde representam temas da natureza, sejam advindos da imaginação ou da observação.

Toda essa abordagem holística da pedagogia Waldorf amplia a visão dos alunos, promovendo uma capacidade de interpretar a realidade de uma forma personalizada, que vai além do óbvio e do lugar comum. A arte possui um papel central nesse sentido, sendo uma verdadeira ponte para a formação integral do ser. Ela ajuda a desenvolver a expressão individual e a imaginação, capacitando os alunos a se tornarem pessoas com um nível elevado de consciência a respeito do mundo ao seu redor.

Natureza e Arte